5 melhores Ferramentas de Brainstorming online

Blog / Empreendedorismo / 5 melhores Ferramentas de Brainstorming online
4 de Fevereiro de 2023
5 melhores Ferramentas de Brainstorming online

O Brainstorming é cada vez mais uma fonte de geração de ideias e soluções para problemas por parte das empresas. Mas sabe o que significa este termo? Neste artigo, vamos explicar-lhe em que consiste o brainstorming e quais as melhores ferramentas de brainstorming online para o apoiar a si e à sua equipa a tornarem-se mais criativos.

A primeira pergunta que se faz é a seguinte: O que é brainstorming?

A palavra “brainstorming” é cada vez mais utilizada em todo o mundo e, traduzindo à letra, significa “tempestade de ideias” ou "chuva de ideias". Mas o que significa realmente?

Criada em 1948 pelo publicitário Alex Osborn, brainstorming é uma técnica utilizada com o intuito de propor soluções para um problema específico, desde o desenvolvimento de produtos até problemas mais complexos.

Já ouviu a expressão “Duas cabeças pensam melhor do que uma”? O objetivo do brainstorming é mesmo potencializar o pensamento em equipa, ao reunir um conjunto de ideias para atingir um melhor resultado.

Por norma, esta técnica é posta em prática a partir de uma reunião, na qual os participantes devem ter liberdade de expor todas as suas ideias, ouvir as ideias dos colegas e debatê-las em grupo, de forma a explorar toda a intelectualidade e criatividade das equipas.

Para que serve e quais os benefícios do brainstorming?

  • Estimula a criatividade;
  • Potencia a inovação;
  • Envolve todos os colaboradores e estimula o seu sentido de pertença;
  • Promove o espírito de equipa;
  • Ajuda a “ir além” das ideias convencionais.

A técnica de brainstorming pode ser aplicada tanto em contexto presencial (reuniões e discussões presenciais) ou em contextos remotos (reuniões digitais).

Um dos instrumentos utilizados mais frequentemente nas reuniões físicas de brainstorming são os post-its, embora existam cada vez mais reuniões ou sessões de brainstorming virtuais, em que pode tornar mais desafiante este tipo de iniciativas.

Em contrapartida, e felizmente, foram criadas ferramentas, disponíveis online, que podem ser super úteis para a promoção de um melhor brainstorming entre todos.

Conheça as 5 melhores ferramentas para brainstorming!

1. MindMeister

Considerado por muitos como a melhor ferramenta online para mapeamento mental, o MindMeister tem já mais de 10 milhões de usuários e é extremamente útil para sessões de brainstorming, uma vez que permite fazer anotações e editá-las, assim como planear os projetos.

Complementarmente, oferece a possibilidade de realizar outras tarefas relevantes, como a sincronização e partilha contínua de pastas entre colegas em tempo real ou mesmo a adição de cores, ícones, estilos e temas aos mapas.

Deste modo, pode juntar as ideias, criar elementos visuais e fazer as alterações que desejar de forma rápida e interativa, o que estimula naturalmente a criatividade.

Existe, até, um chat através do qual os usuários podem comunicar entre si, caso estejam online no mesmo mapa.

Pode aceder ao MindMeister diretamente pelo navegador do seu browser ou em dispositivos Android. Em ambos os casos, tem a possibilidade de subscrever uma versão paga ou de utilizar a versão gratuita, com funções mais limitadas.

2. Miro

O Miro é uma ferramenta já bastante conhecida no mercado, utilizada por mais de dois milhões de pessoas de todo o mundo.

A ideia desta plataforma é permitir que você, os seus colegas de trabalho ou mesmo os seus amigos trabalhem num ambiente semelhante ao de uma empresa, em que não sintam falta de nada para fazer as suas ideias acontecerem.

Para isso, esta plataforma é bastante elaborada e oferece múltiplas funções, desde a partilha de ideias em tempo real, criação de diferentes projetos, simulação de post-its virtuais, desenho de diagramas, utilização de fotos e, até, realização de videochamadas.

Pode começar por experimentar gratuitamente o Miro até três projetos. A ferramenta é compatível com o browser, assim como com os sistemas iOS e Android.

3. Stormboard

Como é descrito pela própria plataforma, o Stormboard leva apenas um minuto para que os utilizadores aprendam a usá-lo e cinco para o dominar. Talvez seja este um dos grandes motivos que o torna um sucesso mundial, utilizado em mais de 180 países, em sistemas Android, iOS e no browser do computador.

O intuito desta ferramenta é permitir a simulação de uma mesa de reunião, mas online, que estimule a partilha de ideias, de forma dinâmica e interativa. Para isso, permite a escolha de diferentes layouts para as mesas de discussão, de modo a aproximar-se mais do tema em análise e de uma sala de reuniões real.

Na versão gratuita da plataforma, pode convidar até cinco pessoas e, embora só esteja disponível em inglês, tem a vantagem de ser bastante simples de utilizar.

4. GroupMap

A ferramenta GroupMap foi desenhada para terminar com um dos grandes problemas das reuniões e sessões de brainstorming: a falta de oportunidade para todos os elementos participarem na discussão.

Para facilitar esta dinâmica, cada membro tem a hipótese de expor a sua ideia em privado sobre determinado tema. Quando o GroupMap identificar que já todos os colaboradores responderam e concluíram essa tarefa, partilha todas as respostas.

Assim, permite que todos os elementos dos grupos possam participar de igual forma, sem deixar ninguém esquecido.

Pode experimentar, gratuitamente, o GroupMap, durante um intervalo de tempo definido pela plataforma.

5. bubbl.us

Se pretende criar organogramas e mapas mentais de forma simples, rápida, intuitiva e divertida, o bubbl.us pode ser a ferramenta ideal, uma vez que permite organizar as ideias de maneira hierárquica, através de mapas visuais online.

Cada participante pode, ainda, tirar notas, fazer apresentações e colaborar entre si, de modo mais eficiente e em tempo real.

Pode experimentar a versão grátis do bubbl.us, que lhe permite desenhar até três mapas mentais.

Fazer um brainstorming afinal não é um "bicho de sete cabeças". Aliás, é uma excelente maneira de estimular a criatividade e de chegar às melhores ideias, com o contributo de todos os elementos da sua equipa.

De que está à espera para experimentar estas ferramentas?

Faça agora uma análise da sua concorrência

Escolha até 6 empresas do mesmo ou diferentes setores de atividade para integrar o comparativo de forma a comparar, por exemplo, a sua empresa e os seus concorrentes.

Categorias

Faturação, Custos e Resultados

O Racius permite obter informação atualizada sobre a saúde financeira de uma empresa