7 dicas para aumentar o fluxo de caixa da sua empresa

Blog / Financeiro / 7 dicas para aumentar o fluxo de caixa da sua empresa
10 de Fevereiro de 2023
7 dicas para aumentar o fluxo de caixa da sua empresa

O fluxo de caixa é um dos aspetos mais importantes de qualquer negócio. Sem um fluxo de caixa estável, as empresas não conseguem pagar as suas contas e expandir as suas operações. Descubra algumas dicas para melhorar e aumentar o fluxo de caixa da sua empresa e alcançar resultados positivos para o seu negócio!

Manter um fluxo de caixa saudável não é tarefa fácil. No entanto, existem várias estratégias simples que o podem ajudar a aumentar o fluxo de caixa e assegurar o sucesso a longo prazo do seu negócio, maximizando o seu potencial de crescimento.

Mas, antes de tudo, o que é e qual a importância do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa diz respeito às entradas (recebimentos, provenientes de vendas e investimentos) e saídas (pagamentos, como compras ou outros gastos) de dinheiro da caixa na sua empresa, num determinado espaço temporal (que pode ser um dia, uma semana, um mês, um trimestre ou um ano).

Esta rúbrica do fluxo de caixa é bastante útil para analisar e organizar o estado financeiro de uma empresa, uma vez que permite:

  • Ter visibilidade das entradas e saídas de recursos fi­nanceiros;
  • Perceber se existem recursos financeiros suficientes para manter a atividade, nomeadamente se o valor das vendas consegue cobrir as despesas e gastos previstos ou já assumidos;
  • Garantir um melhor planeamento dos prazos de pagamentos e recebimentos;
  • Criar estratégias promocionais e analisar oportunidades de negociação para otimização de stocks e do valor em caixa.

Como fazer uma boa gestão do fluxo de caixa?

Se pretende garantir uma boa gestão do fluxo de caixa da sua empresa, deve controlar tanto os seus recebimentos como os seus pagamentos, uma vez que quanto maior precisão tiver nesta análise, melhor será a gestão do seu fluxo de caixa.

Quer saber como melhorar o fluxo de caixa do seu negócio? Então siga estas 7 dicas!

1. Faça um acompanhamento diário das suas vendas e despesas

É fulcral registar todas as movimentações de recursos da sua empresa diariamente, mesmo que analise o seu fluxo de caixa do seu negócio em intervalos de tempo superiores.

Ao fazê-lo, é possível identificar quais as suas despesas fixas (salários dos colaboradores, impostos, despesas de água, luz e telefone e entre outras), bem como as despesas variáveis relacionadas, por exemplo, com o aumento das vendas.

De igual forma, deve verificar todas as entradas de dinheiro na sua caixa, nomeadamente as que são provenientes das vendas de cada produto e/ou serviço.

O registo destes dados permite que o seu negócio tenha sempre o respetivo saldo atualizado, que possibilita que os Gestores possam interpretá-lo e considera-lo na tomada de decisões importantes para o futuro da empresa.

Se o saldo for positivo, isto é, se tiver mais recebimentos do que gastos, deve avaliar a melhor altura para realizar investimentos. Por outro lado, se for negativo, importa rever os seus gastos e analisar se pode reduzir ou cortar alguns (através da utilização de energias renováveis ou evitando o desperdício de alguns materiais, por exemplo) ou mesmo avaliar a possibilidade de realizar promoções ou liquidações, de maneira a promover o aumento das vendas.

Neste diagnóstico, deve também considerar a sazonalidade, dado o seu impacto direto nas despesas fixas, bem como nas vendas de determinados produtos e/ou serviços;

2. Utilize um software de gestão, faturação e contabilidade

Embora possa já ser óbvio e utilizado por muitas empresas, ainda existem muitos negócios que registam manualmente e em papel as entradas e saídas do seu fluxo de caixa.

Com toda a inovação tecnológica, é um erro crasso continuar a fazer esta gestão manualmente, quando existem tantos sistemas e ferramentas de faturação, gestão e contabilidade, desenhados especificamente com essa finalidade.

Este tipo de ferramentas permite-lhe registar todas as suas despesas e recebimentos de forma automática e em tempo real, garantindo-lhe ainda a possibilidade de gerar relatórios, gráficos e dados, que facilitam a análise e comparação de resultados - essenciais para a tomada de decisões importantes.

Por norma, estes sistemas também asseguram a compatibilidade com diferentes sistemas de pagamento, como gavetas de dinheiro ou TPAs.

O Vendus é um desses sistemas de faturação, gestão e contabilidade, utilizado por bastantes empresas em Portugal, que se adapta a diferentes tipos de negócio e assegura a compatibilidade com variados sistemas;

3.  Disponibilize diferentes métodos de pagamento

Um dos motivos pelos quais algumas pessoas desistem das suas compras é o facto do seu método de pagamento não ser aceite ou ter outro tipo de problemas com o processo de pagamento. E uma coisa é certa: se as pessoas não conseguem pagar, a venda não será gerada e perderá um cliente.

Como tal, é essencial garantir que disponibiliza um processo de pagamento com uma boa experiência de cliente e adaptada às diferentes necessidades, quer tenha uma loja online ou uma loja física.

Num cenário ideal, procure oferecer a possibilidade de pagamento a partir de cartão de crédito, transferência bancária, cartão de débito, Paypal, MB Way e entre outras soluções. Se tiver um negócio na área da restauração e/ou alimentar, sugere-se também a parceria com algumas entidades que gerem os cartões de refeição, como a Euroticket.

De forma complementar, em algumas situações, pode também ser bastante útil oferecer a possibilidade de pagamento parcelado aos seus clientes, visto que pode servir como incentivo para compras de maior valor ou mais recorrentes;

4. Mantenha o seu fluxo de caixa em movimento

É fundamental que a sua caixa tenha um fluxo, isto é, que existam entradas e saídas de dinheiro, que evitem a sua estagnação.

Muitas vezes, pode acontecer que os recursos fiquem “parados”, tendo em conta os prazos estabelecidos para pagamento a alguns fornecedores ou de recebimento de clientes (pode ser, por norma, 30, 60 ou chegar mesmo até 90 dias). Estes timings fazem com que o dinheiro demore mais tempo a entrar e/ou a sair da sua caixa.

No entanto, de forma a contrariar estes atrasos, pode optar por alternativas que facilitam a antecipação dos pagamentos e dos recebimento  - descubra o que é o Confirming e para que serve.

Adicionalmente, mostra-se disponível para negociar melhores condições, que facilitem a rapidez destas transações.

Nota: Não se esqueça de formalizar todos os acordos estabelecidos (registe tudo) e garanta o cumprimento da legislação em vigor;

5. Crie incentivos à compra

Pode tornar-se um grande desafio manter ou aumentar as vendas da sua marca. Posto isto, é essencial estar constantemente atento a esta variável, bem como procurar criar novas formas de aumentar as suas vendas, a partir de algumas destas iniciativas:

  • Promoções sazonais e campanhas especiais;
  • Investir em upselling e cross selling;
  • Procurar aumentar o ticket médio;
  • Assinaturas de serviços;
  • Ofertas de serviços de entrega e instalação com preços especiais;
  • Oferta de brindes.

6.Faça uma boa gestão do stock

Não é possível existirem vendas se não tiver o stock dos produtos necessários. Desta maneira, controle todas as entradas e saídas de stock, analise o inventário de x em x tempo, promova a rotatividade dos produtos e faça as encomendas com base na procura atual, assim como considerando algumas projeções, em cenários realistas, pessimistas e otimistas.

7.Planeie a curto, médio e longo prazo

Através do fluxo de caixa é possível fazer uma projeção média para todo o ano, avaliar diferentes cenários e preparar-se para possíveis adversidades, como a que se está em viver em todo o mundo e a causar um aumento na inflaçã - veja 7 dicas para combater a inflação em Portugal em 2023.

Para isso, é realmente fulcral definir um planeamento mensal para todas as entradas e saídas de dinheiro, através de projeções financeiras, baseadas nos dados reais da empresa.

No final do mês, importa ainda comparar o fluxo de caixa real com o que previu inicialmente, de forma a poder estabelecer um plano de ação. Ao planear com antecedência, poderá antecipar possíveis mudanças no fluxo de caixa e ajustar-se em conformidade.

Como foi possível constatar, é possível melhorar e controlar o fluxo de caixa da sua empresa a partir de um um conjunto de pequenas ações. Consequentemente, a saúde financeira da sua empresa sairá beneficiada, através de uma estratégia de redução de custos, aumento das vendas, melhoria dos processos de cobrança e outras ações referidas.

Saiba como calcular a saúde financeira de uma empresa.

O Racius permite-lhe aceder a informações de mais de 1 Milhão de empresas em Portugal, em diferentes indicadores financeiros, como o seu Fluxo de Caixa, Volume de Negócios, Resultados ou Rácios de Gestão.

Opte pelo plano de subscrição mais favorável aos seus objetivos, entre os quais os Relatórios Financeiros Detalhados, a partir de 14€ + IVA.

Uma empresa tem ações em tribunal?

Através do relatório corporativo, poderá consultar todo o histórico de ações em tribunal

Categorias

Uma empresa tem ações em tribunal?

Através do relatório corporativo, poderá consultar todo o histórico de ações em tribunal