Como saber quem são os sócios de uma empresa em Portugal

Blog / Financeiro / Como saber quem são os sócios de uma empresa em Portugal
22 de Fevereiro de 2023
Como saber quem são os sócios de uma empresa em Portugal

Existem diferentes fatores que devem ser tidos em consideração, na hora de abrir ou investir numa empresa, nomeadamente a sua forma jurídica. Esta decisão tem implicação direta em inúmeras outras decisões, entre as quais a necessidade de ter sócios. Como saber os sócios de uma empresa em Portugal?

Existem diferentes tipos e formas legais/jurídicas de abrir uma empresa. Como tal, uma das primeiras decisões a tomar é decidir se quer criar a sua empresa singular (sozinho, exceto se for uma sociedade unipessoal por quotas) ou de forma coletiva (com sócios).

Quais são os tipos de empresa que existem?

Empresa singular:

  • Empresário em Nome Individual (sem sócios)

  • Sociedade Unipessoal por Quotas (com sócios)

  • Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada (sem sócios)

Empresa coletiva:

  • Sociedade por Quotas (precisa de 2 sócios ou mais)

  • Sociedade Anónima (necessário 5 sócios (acionistas) , no mínimo)

  • Sociedade em nome Colectivo (mínimo de 2 sócios)

  • Sociedade em Comandita

    • Comandita simples (mínimo 2 sócios)

    • Por ações (mínimo 6 sócios: 5 comanditários + 1 comanditado)

Para o ajudar a escolher a denominação comercial da empresa, deve consultar o Código das Sociedades Comerciais, que tem todas as informações relativas a este tema. Pode, ainda, conhecer em detalhe todas as formas legais de uma empresa.

O que é ser sócio de uma empresa?

A palavra “sócio” deriva do termo “associação”, que significa juntar-se a algo ou alguém, a partir de uma parceria.

Colocando em prática no mundo empresarial, ser sócio de uma empresa é determinado pelo momento em que alguém decide associar-se a uma empresa com a intenção de caminharem lado a lado para alcançar um objetivo comum.

Para se associar à empresa, o sócio tem de adquirir uma parte da organização, o que o torna dono de uma percentagem da mesma. No entanto, ao adquirir diferentes percentagens, pode conceder-lhe níveis de poder e funções distintas.

O sócio maioritário é aquele que possui maior número de quotas, ou ações da empresa, e é habitual que esta pessoa também tenha a função de administrador e proprietário da empresa, em que também gere o dia a dia da mesma.

Os restantes sócios podem ter apenas um papel de investidores, sem estarem envolvidos diretamente na administração e responsabilidades da empresa. Apesar disso, ser sócio de uma empresa implica, mesmo de forma implícita, um investimento de tempo ou de conhecimento no negócio.

Assim sendo, deve informar-se acerca de todas as responsabilidade, direitos e deveres de ser sócio, em cada forma jurídica. Em algumas situações, os bens pessoais ficam afetos à empresa e os sócios devem responder diretamente pelas dívidas da sociedade, pelo que deve ser uma decisão bastante ponderada, tendo em conta o nível de responsabilidade.

Como saber se uma empresa tem sócios?

Uma das formas mais rápidas de identificar se uma empresa tem sócios é a partir da consulta da forma jurídica da empresa. E como é que pode saber isso?

A partir do Racius, pode analisar, de forma simples e gratuita, informações financeiras e estruturas acerca de mais de 1 milhão de empresas em Portugal. Mas como?

Aceda ao menu “Empresas” e encontre a empresa que pretende analisar, pesquisando pelo respetivo CAE, nome ou código da empresa.

Depois disso, aparecerão todas as informações gerais relativas à empresa, nomeadamente “Forma jurídica”, que poderá ser uma das que analisámos anteriormente.

Passo 1: Aceda ao menu principal e clique no separador “Empresas”.

Passo 2: Pesquise pelo CAE, nome ou código da empresa ou escolha uma das atividades económicas abaixo.

Passo 3: Se optar por selecionar uma atividade, aparecerão todas as empresas com essa atividade.

Passo 4: Imaginando que pretende saber mais acerca da primeira empresa que aparece, clique sobre ela e aparecerão algumas das informações gerais da empresa.

Uma das informações que aparece é a forma jurídica, que já lhe indica, de forma implícita, se esta tem ou não sócios. Neste caso, sabe-se que uma Sociedade por Quotas deve ter sócios.

E como ver quem são os sócios?

Para entrar mais em detalhe e saber quem são os sócios, pode utilizar um dos relatórios disponibilizados pelo Racius.

Existem 4 tipos de relatórios que poderá consultar, conforme os seus objetivos: Relatório Corporativo, Relatório Financeiro Resumido, Relatório Financeiro Detalhado e Relatório de Concorrência.



Ao adquirir um destes relatórios conseguirá, então, analisar detalhadamente tudo o que diz respeito aos Sócios, Gerentes e Acionistas, como pode ver no exemplo:

Descubra como obter outras informações de uma empresa em Portugal!

Uma empresa tem ações em tribunal?

Através do relatório corporativo, poderá consultar todo o histórico de ações em tribunal

Categorias

Faturação, Custos e Resultados

O Racius permite obter informação atualizada sobre a saúde financeira de uma empresa