Como ser um bom líder na sua empresa?

Blog / Empreendedorismo / Como ser um bom líder na sua empresa?
1 de Junho de 2023
Como ser um bom líder na sua empresa?

Ser um bom líder é algo que muitos têm como objetivo alcançar, tanto na sua vida pessoal como na profissional. No entanto, esta característica ganha maior destaque em contexto de trabalho, uma vez que tem impacto direto na motivação e eficiência das equipas. Ambiciona ser um bom lider? Veja como o pode alcançar.

A habilidade de liderança é fundamental para orientar e acompanhar um grupo de pessoas em direção a um objetivo em comum, inspirando confiança e respeito ao mesmo tempo. Em contrapartida, ser um líder não é uma tarefa fácil, uma vez que requer determinadas características e habilidades.

Um líder deve ser alguém comprometido, motivado e comunicativo, além de possuir uma grande dose de empatia. Em outras palavras, ser um bom líder significa ser capaz de inspirar, motivar e orientar aqueles que estão sob a sua liderança e outras pessoas ao seu redor, promovendo o alcance dos resultados desejados - veja quais os 7 principais estilos de liderança que um líder pode adotar.

Anote o que é necessário para se tornar um líder de sucesso, desde as características de um bom líder, qualidades e princípios essenciais para alcançar esse objetivo.

  • Inspirador e motivador

Como referido anteriormente, um verdadeiro líder deve ser inspirador para a sua equipa, isto é, deve demonstrar coragem, integridade, assim como comprometimento com a equipa e com a empresa.

Para isso, deve liderar pelo exemplo, isto é, deve agir em prol da equipa e conquistar o respeito de cada elemento, através na motivação, preocupação, empatia e ao ser exemplar. Só assim é possível estimular verdadeiramente a equipa a alcançar os seus objetivos, a cada elemento dar o seu melhor e a crescerem e aprenderem uns com os outros;

  • Promotor da mudança

    Ser líder significa também ter uma visão clara do futuro e trabalhar constantemente para a tornar realidade. Para isso, está figura deve ser adaptável e capaz de lidar com as mudanças e desafios que surgem no caminho, de forma eficaz.

Isso só é possível através de uma atitude proativa, em que o líder questione e responda às questões levantadas pelos colaboradores, mesmo as relacionadas com o que está a correr mal e o que poderia correr melhor com o trabalho de cada um.

Se algo pode ser melhorado, deve ser o primeiro a procurar algumas formas de melhorar essas situações;

  • Preocupado com o desenvolvimento da equipa

Um verdadeiro líder é aquele que trabalha no desenvolvimento de cada indivíduo, de maneira a tirar partido do melhor de cada um.

Para isso, é também uma figura de coaching, que dá o seu melhor para promover o desenvolvimento das competências e habilidades individuais, garantir que existe formação contínua e assegurar que cada pessoa é ouvida e respeitada.
Isto pode ser através da delegação de novas tarefas, aposta na formação, estimulação do trabalho em equipa, criação de momentos de partilha de feedback (formal ou informal) ou da criação de uma cultura aberta ao erro;

  • Comunica de forma construtiva

Para liderar de maneira eficaz, é necessário que um líder seja um excelente comunicador, capaz de transmitir suas ideias e objetivos com clareza para todas as pessoas e equipas.

Essa comunicação deve ser adaptada a cada situação e perfil de colaborador, e feita de forma empática e ponderada;

  • Sabe escutar

Saber escutar não está ao alcance de todos e é importante realçar que um bom líder não tem todas as respostas nem sabe tudo.

No entanto, para ser um líder de sucesso, deve ter a qualidade de ouvir mais do que falar, isto é, é extremamente importante que ouça verdadeiramente as questões, sugestões ou feedbacks que os colaboradores pretendam transmitir-lhe. Além de poderem ser sugestões úteis ou questões que tornem o trabalho mais eficiente, é uma das mais importantes formas de reter pessoas e de ganhar o respeito de cada indivíduo;

  • Justo e íntegro

Um líder deve ser um indivíduo ético, transparente e justo, garantindo que todos os membros da equipa sejam tratados com o devido respeito e dignidade, aproveitando as diferenças de cada um em prol da equipa;

  • Ter uma visão global

Os gestores de equipa, enquanto líderes, devem ter a capacidade de analisar o contexto da indústria e passar esses insights à equipa, de maneira a que todos se sintam envolvidos e tenham conhecimento do estado da empresa e do mercado.

Mesmo em situações de incerteza e em que não tenha  informações satisfatórias, é fundamental ser aberto e transparente, uma vez que só assim é gerada confiança e motivação para alcançar os objetivos.

Veja quais as principais diferenças entre gestão e liderança;

  • Foco nas pessoas e no seu bem-estar

O bem-estar dos colaboradores deve ser uma das maiores preocupações de qualquer empresa, nomeadamente dos profissionais em cargos de liderança.

Cada vez mais as pessoas valorizam o seu bem-estar e o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoas, pelo que não haverá produtividade se os indivíduos não tiverem um ambiente de trabalho positivo nem se identificarem com a cultura organizacional.

Como tal, uma liderança eficaz é aquela que se foca, em primeiro lugar, no bem-estar das suas pessoas, através da melhoria das condições e relações de trabalho.

Só assim é possível atingir os melhores resultados e os objetivos da empresa.

Embora algumas pessoas tenham, naturalmente, habilidades de um líder, é sempre possível investir em tornar-se um melhor líder.
Apesar de não ser uma tarefa fácil e imediata, existem bastantes livros, documentários, filmes, artigos e outro tipo de informação relacionada com as qualidades de um líder, principais características que deve ter e outro tipo de dicas que o ajudam a tornar-se melhor líder.
Nota: Não precisa de ser nem ocupar o posto de líder, de forma oficial, na sua organização para saber mais sobre liderança e investir na sua formação, até porque a capacidade de liderança é uma qualidade cada vez mais procurada para encontrar um profissional de sucesso.

Uma empresa tem ações em tribunal?

Através do relatório corporativo, poderá consultar todo o histórico de ações em tribunal

Categorias

Qual é a evolução da empresa?

Através do relatório financeiro resumido poderá comparar vários anos da sua evolução