Financiamento empresarial: como pedir um Empréstimo para a sua empresa?

Blog / Financeiro / Financiamento empresarial: como pedir um Empréstimo para a sua empresa?
5 de Maio de 2023
Financiamento empresarial: como pedir um Empréstimo para a sua empresa?

Tem um negócio e necessita de recorrer a crédito ou a outras soluções de financiamento para manter ou fazer crescer a empresa? Veja em que consiste um empréstimo empresarial, quais as diferentes soluções de financiamento disponíveis e como conseguir um empréstimo para o seu negócio.

Considerando o atual cenário económico, muitas empresas portuguesas procuram alternativas para se manterem competitivas e crescerem no mercado. Uma das opções disponíveis é o empréstimo empresarial, que possibilita o acesso a capital de terceiros para diferentes fins e de acordo com as necessidades de cada empresa, entre as quais:

  • Iniciar o negócio;
  • Investir em materiais ou equipamentos, por exemplo;
  • Pagar dívidas;
  • Aumentar o fluxo de caixa;
  • Aumentar o stock;
  • Expandir negócio;
  • Entre outras opções.

Desta maneira, os empréstimos empresariais acabam por ser uma forma eficiente de financiamento, visto que permitem que as empresas obtenham a quantia necessária para cumprir determinado objetivo, sem necessidade de utilizar as participações dos sócios ou de ceder bens como garantia - veja qual a responsabilidade dos sócios em cada tipo de empresa.

Além disso, oferecem prazos flexíveis e taxas de juros competitivas, que variam de acordo com o perfil da empresa e o valor solicitado.

No entanto, é importante que as organizações estejam atentas às condições do empréstimo antes de tomar essa decisão, uma vez que é essencial analisar a capacidade de pagamento, os riscos envolvidos e procurar um empréstimo que atenda às suas expectativas e necessidades.

Conheça os diferentes tipos de empréstimos empresariais disponíveis em Portugal, as suas características e vantagens, de maneira a analisar qual a opção mais adequada e vantajosa para a sua empresa.

Quais os principais tipos de empréstimos empresariais?

- Multifinanciamento

O crédito de multifinanciamento, como o próprio nome indica, permite-lhe obter diversas soluções de financiamento a curto prazo para a sua empresa, entre as quais uma conta corrente caucionada; soluções de comércio exterior (financiamentos à importação/exportação e créditos documentários); garantias bancárias e desconto de letras.

Tratando-se de um único acordo que pode ser utilizado para diferentes finalidades, acaba por reduzir os custos iniciais e de financiamento, permitindo que vários produtos sejam incluídos num único contrato;

- Crédito ao investimento

Se tem como objetivo principal obter financiamento para investir, um crédito de investimento permite-lhe crescer, através de financiamentos com taxa fixa ou variável, que se adaptam às necessidades e objetivos da sua empresa.

Este tipo de créditos têm também diferentes propósitos, sendo que os mais comuns passam por obtenção de financiamento para apoiar a atividade profissional ou empresarial, adquirir ou construir instalações, adquirir produtos de investimento ou outras finalidades com garantia de produtos de investimento;

- Apoio de fundo de maneio ou de tesouraria

Este tipo de créditos têm como objetivo apoiarem a tesouraria da empresa, respondendo às suas necessidades correntes. Desta forma, as instituições bancárias acabam por emprestar uma  determinada quantia para o cliente durante um certo período de tempo, que é apenas utilizado mediante ordem do cliente.

Assim, o dinheiro está sempre disponível quando o cliente necessita, embora só tenha de suportar o valor dos juros correspondente ao tempo de utilização dos fundos. Adicionalmente, apresenta taxas competitivas (definidas com base no risco e nos prazos definidos) e comissões reduzidas, e pode ser um crédito feito à distância;

- Confirming

O confirming é um tipo de crédito que permite facilitar o processo de pagamento aos fornecedores da sua empresa, diminuindo os custos administrativos e aumentando a sua eficiência.

Veja todos os detalhes do Confirming e como pode utilizá-lo no seu negócio;

- Garantias bancárias perante terceiros

Este tipo de linha de funciona através de uma assinatura, que pode ter diferentes prazos: sem termo certo, com um termo certo de validade fixa ou com um prazo de validade automaticamente renovado, se não denunciar o contrato.

Assim, as garantias bancárias garantem-lhe, perante terceiros, que cumpre as obrigações enquanto cliente, o que é bastante útil em situações de candidaturas a concursos públicos, realização de obras e entre outras ações;

- Leasing

Os Leasings são bastante utilizados pelas empresas, uma vez que permitem que uma organização especializada em leasing empreste, temporariamente, ao cliente o uso de um bem, seja ele móvel ou imóvel, em troca do pagamento de uma taxa, que será ajustada de acordo com o cliente.

Além disso, além de permitir que as empresas utilizem certos bens sem terem de os comprar efetivamente e de investir um elevado montante na sua aquisição, no IVA e no Imposto de selo (está isento dos dois últimos), também permite que o bem seja comprado pelo cliente no final desse contrato, por um preço determinado previamente, ajustado à sua idade e valor de mercado.

Como tal, o leasing pode ser mobiliário - destinado a bens móveis utilizados na atividade da empresa, como veículos ou equipamentos industriais e tecnológicos - ou imobiliário - para aquisição de imóveis destinados a negócios ou atividades profissionais, como instalações armazéns ou escritórios.

- Protocolos de crédito para empresas

As instituições bancárias oferecem diferentes linhas de crédito, ajustadas a cada empresa, muitas das vezes com vantagens exclusivas, dependendo da atividade, faturação, tipo de negócio ou valor de investimento, por exemplo.

Além dos empréstimos bancários, existem outras modalidades de financiamento destinadas a empresas, cada uma com um propósito específico, nomeadamente os apoios públicos, que pode consultar na plataforma de financiamento do IAPMEI.

Como pedir empréstimo em Portugal?

1. Dirija-se a uma instituição bancária para apresentar o seu projeto

Para apresentar o seu projeto, necessita de apresentar determinados documentos, que poderão variar de empresa para empresa, dependendo da instituição financeira e do tipo de financiamento solicitado. No entanto, em geral, o banco precisará de alguma documentação, que deverá preparar de forma antecipada, relacionada com:

- O Projeto:

  • Identificação do projeto e respetivo plano de negócios - daí ser tão importante construir um plano de negócios quando pretende começar um negócio e abrir uma empresa em Portugal. O Modelo de Negócio Canvas pode, também, ser uma mais valia para fornecer à instituição bancária.

  • Estudo de viabilidade económico-financeira;

  • Ponto de situação contabilística e financeira da empresa atualizado;
  • Licenciamentos / orçamentos / faturas;
  • Garantias reais ou pessoais:
  • Outros elementos que possam ser considerados relevantes.
- A empresa:
  • CRP - Certidão de Registo Permanente;

  • Escritura de constituição;

  • RCBE – Registo Central de Beneficiário Efetivo;
  • IES – Informação Empresarial Simplificada, dos últimos 3 anos (se aplicável);
  • Relatório de contas, individual e consolidado dos últimos 3 anos com CLC - Certificação Legal de Contas (se aplicável);
  • Último balancete analítico, com menos de 6 meses;
  • Informação patrimonial valorizada;
  • Apresentação do grupo económico;
  • Organograma do grupo económico;
  • Eventual declaração ou certificado relacionado com a sustentabilidade ambiental e social que já dispõe ou a que se candidata.

2. A instituição bancária irá avaliar a informação apresentada e definir um perfil de risco, atribuindo um nível de rating interno

3. O banco irá analisar o mérito e viabilidade do projeto, assim como a capacidade técnica e financeira da empresa, avaliando principalmente a sua situação em cenários pessimistas

4. Será-lhe atribuído ou rejeitado o pedido de empréstimo, podendo ou não ser aconselhado outro tipo de solução financeira

Esta atribuição, além de considerar todas as variáveis anteriores, também varia caso seja uma empresa já existente ou uma nova empresa, na medida em que numa empresa já criada, existe uma maior confiança das partes envolvidas e a análise de risco é minimizada.

Como tal, as instituições bancárias podem dar maior relevância às garantias, à situação patrimonial da empresa e gestores, à capacidade de gestão identificada, assim como ao investimento dos gestores, em termos de capital e de tempo.

O risco de falência aumenta quando a empresa se torna sobreendividada ou em situação de incumprimento, o que torna mais difícil e dispendioso obter financiamentos adicionais, até porque fica tudo registado e é decisão do Banco de Portugal. Por isso, é crucial avaliar a necessidade e o propósito de recorrer a crédito.

A partir do Racius, poderá consultar todas as informações financeiras relativamente a mais de 1 milhão de empresa em Portugal, nomeadamente a sua informação estrutural, ações em Tribunal e processos de insolvência, volume de negócios, resultados ou eventuais pedidos de empréstimo, ao consultar o seu relatório financeiro. Consulte os relatórios financeiros de diferentes empresas, a partir de 14 euros.

Por fim, antes de tomar qualquer decisão, é fundamental analisar cuidadosamente a situação e as necessidades da sua empresa, assim como os vários tipos de crédito disponíveis. Isso tornará mais simples escolher os tipos de financiamento mais adequados à sua situação.

Uma empresa tem ações em tribunal?

Através do relatório corporativo, poderá consultar todo o histórico de ações em tribunal

Categorias

Faça agora uma análise da sua concorrência

Escolha até 6 empresas do mesmo ou diferentes setores de atividade para integrar o comparativo de forma a comparar, por exemplo, a sua empresa e os seus concorrentes.