Veja a lista com as 10 maiores empresas de Portugal

Blog / Empreendedorismo / Veja a lista com as 10 maiores empresas de Portugal
9 de Junho de 2023
Veja a lista com as 10 maiores empresas de Portugal

Sabe quais são, atualmente, as maiores empresas de Portugal? Reunimos uma lista com o ranking das maiores empresas em Portugal que pode consultar e ver quais são os respetivos setores de atividade, em que consistem e onde estão atualmente localizadas.

Segundo as estatísticas obtidas pelo Racius, em maio de 2023, existiam cerca de 781.000 empresas ativas em Portugal, sendo que as atividades mais comuns são o Comércio a Retalho, as Atividades Imobiliárias e o Comércio por Grosso (Grossistas).

Entre todas as empresas existentes em Portugal, estão algumas das maiores empresas do mundo em vários setores, incluindo tecnologia, energia, finanças e telecomunicações.

Conheça algumas das 10 maiores empresas em Portugal!

- 1.º lugar: PETROGAL, S.A.

A Galp Energia, SGPS, S. A. é a empresa-mãe de um grupo de empresas portuguesas no setor de energia, nomeadamente da Petrogal e da Gás de Portugal. Hoje é um grupo integrado de produtos petrolíferos e gás natural, com atividades que se estendem à exploração e produção de petróleo e gás natural, à refinação e distribuição de produtos petrolíferos, à distribuição e venda de gás natural e à geração de energia elétrica.

Assim, estrutura orgânica do Grupo Galp assenta, a nível operacional, em quatro unidades de negócio:

- Galp Energia E&P BV e respetivas subsidiárias, que desenvolvem a sua atividade na exploração e produção de petróleo, gás e biocombustíveis (Upstream);

- Petrogal, S. A. e respetivas subsidiárias, que desenvolvem as suas atividades nas áreas de marketing de petróleo e derivados, gás natural, eletricidade e mobilidade elétrica, refinação de crude, biocombustíveis, cadeias de valor de baterias e hidrogénio;

- Galp New Energies, S.A. e respetivas subsidiárias que desenvolvem a sua atividade no sector das energias renováveis e novos negócios;

- Galp Energia, S.A., empresa que integra os serviços corporativos.

Atualmente, é responsável por cerca de 50% do comércio de combustível no país e possuindo toda a capacidade refinadora de Portugal.

- 2.º lugar: EDP - ENERGIAS DE PORTUGAL, S.A.

A EDP - Energias de Portugal é uma empresa do setor energético, verticalmente integrada, com uma posição consolidada na Península Ibérica, quer ao nível de produção, distribuição e comercialização de eletricidade, quer à comercialização de gás.

O Grupo EDP é, assim, composto por um conjunto de empresas em Portugal, nomeadamente pela:

- E-Redes (anteriormente designada EDP Distribuição);

- EDP Comercial (5.ª maior empresa em Portugal);

- SU Eletricidade (10.ª maior empresa em Portugal);

- EDP Gás, que inclui EDP Gás Distribuição, EDP Gás Serviço Universal, EDP Gás Comercial e EDP Gás Propano;

-Fundação EDP.

O Grupo EDP tem hoje uma presença forte no panorama energético mundial, estando presente em países como Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Bélgica, Polónia, Roménia, Brasil, Canadá, México, Angola e China, contando com cerca de 10 milhões de clientes e 12 mil colaboradores em todo o mundo.

- 3.º lugar:  MODELO CONTINENTE - HIPERMERCADOS, S.A.

Fundado em 1985 como uma joint venture entre o grupo português Sonae e o grupo holandês Ahold, o Modelo Continente é uma empresa portuguesa do setor do retalho alimentar, que atua principalmente na área de supermercados e hipermercados.

A empresa opera mais de 300 lojas em todo o país, sob as marcas Continente, Continente Bom Dia e Continente Modelo e Meu Super, fazendo parte do Grupo Sonae MC.

A empresa é conhecida pelas suas campanhas de marketing inovadoras e pelo seu compromisso com a sustentabilidade, assim como "pela oferta diversificada, produtos de qualidade aos melhores preços e por um atendimento mais próximo a quem nos visita", como referem no seu website institucional.

A empresa Modelo Continente Hipermercados tem a sua sede localizada em Matosinhos.

- 4.º lugar:  PINGO DOCE - DISTRIBUIÇÃO ALIMENTAR, S.A.

O Pingo Doce é um cadeia de supermercados e hipermercados portuguesa, com mais de 40 anos de história, pertencente ao Grupo Jerónimo Martins, liderado por Pedro Soares dos Santos.

O Grupo Jerónimo Martins, fundado em 1792, é uma empresa multinacional com sede em Portugal, que atua no setor alimentar, estando presente em vários países, como Polónia, Colômbia e Portugal, com diversas marcas reconhecidas, como Pingo Doce, Biedronka e Ara.

Com mais de 400 lojas e 32.000 colaboradores em todo o país, o Pingo Doce oferece uma vasta gama de produtos, desde produtos frescos, como frutas, legumes, carne e peixe, até produtos de higiene pessoal, limpeza, cosméticos, eletrodomésticos e vestuário.

Garante ainda uma excelente relação qualidade-preço, oferece soluções que melhoram a poupança e as lojas são pensadas em manter a proximidade com quem as visita. Além disso, o Pingo Doce está comprometido com a sustentabilidade e a responsabilidade social, tendo implementado diversas iniciativas nesse sentido, como a redução de plástico nas suas embalagens, a doação de alimentos a instituições de caridade e a promoção de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

"A nossa missão do presente e do futuro. O mesmo futuro que construímos nas mais de 400 lojas que abrem portas ao país diariamente com um único objetivo: levar até aos clientes uma experiência de compra única no mercado.", referem.

- 5.º lugar:  EDP COMERCIAL - COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA, S.A.

A EDP Comercial é a empresa fornecedora de energia elétrica no mercado livre, bastante utilizado pelos cidadãos portugueses.

Focada na tecnologia e inovação, em 2014, na esfera da EDP Comercial, foi introduzido o serviço EDP re:dy para os clientes controlarem o consumo elétrico, através de uma aplicação de telemóvel em conjunto com aparelhos de medição e monitorização na instalação elétrica dos clientes.

Esta tecnologia permite que a EDP Comercial recolha dados detalhados sobre o consumo de energia elétrica de cada cliente, em tempo real, dando a possibilidade dos clientes visualizá-los de forma simples e clara.

Este é um exemplo de como, com a ajuda da tecnologia, a EDP Comercial está a tornar mais fácil e acessível o controlo do consumo elétrico, beneficiando tanto os clientes como o meio ambiente - em alinhamento com um dos seus pilares estratégicos: a sustentabilidade.

- 6.º lugar: VOLKSWAGEN AUTOEUROPA, LDA

A marca Volkswagen está presente em mais de 150 mercados em todo o mundo e produz veículos em 14 países, estando a sua sede, a principal fábrica e o centro de desenvolvimento localizadas em Wolfsburg. Com cerca de 70 modelos de veículos diferentes, dispõe de 50 fábricas nos cinco continentes e emprega mais de 200.000 pessoas.

Sediada em Palmela, a Volkswagen Autoeuropa é o maior investimento estrangeiro no país, sendo uma fábrica de automóveis multiproduto e multimarca, responsável por produzir alguns dos modelos mais conhecidos da marca, como T-Roc.

Assim, a Volkswagen Autoeuropa é uma das maiores fábricas do setor automóvel em Portugal e um dos principais empregadores da região de Setúbal. A empresa tem um forte compromisso com a sustentabilidade e a inovação, bem como com o investimento em tecnologia e na formação dos seus trabalhadores.

- 7.º lugar: THE NAVIGATOR COMPANY, S.A.

A The Navigator Company, é um “produtor integrado de floresta, pasta e papel, tissue e energia” que nasceu da fusão entre a Portucel e a Soporcel, em 2016.

A empresa tem sede em Portugal e a sua estrutura produtiva assenta em quatro grandes pólos industriais localizados em Cacia, Figueira da Foz, Vila Velha de Ródão e Setúbal, que constituem grandes referências nas Indústrias da Pasta e do Papel a nível internacional.

"Somos a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 6% do total da carga contentorizada exportada pelos portos nacionais" - refere a Empresa no seu website oficial.

Atualmente, tem uma capacidade instalada na ordem dos 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,5 milhões de toneladas de pasta (80% integradas em papel), 130 mil toneladas de Tissue e 2,5 TWh/ano de energia elétrica.

Esta organização está presente em mais de 130 países, nomeadamente na Europa e EUA, e emprega cerca de 3.000 pessoas, procurando ser sustentável em todos os países, nas suas práticas e processos, através da utilização de tecnologia de ponta. Como tal, é certificada internacionalmente por organizações como a FSC e PEFC.

- 8.º lugar: GALP - GÁS NATURAL, S.A.

Pertencente ao Grupo Galp Energia, SGPS, S. A., a GALP - GÁS NATURAL é uma empresa de energia sediada em Portugal que atua principalmente na produção, distribuição e comercialização de gás natural, embora também seja ativa em outras áreas de energia, como petróleo e energia renovável.

Assim, é uma das maiores empresas de energia em Portugal e que conta com uma presença significativa em outros países, principalmente no Brasil ou em Moçambique.

Para o Grupo, "a correta utilização do Gás Natural traduzir-se-á numa eficiência energética comparativamente superior à utilização de outras fontes de energia. A queima do gás natural é mais limpa e mais eficiente em relação à maioria dos combustíveis fósseis."

- 9.º lugar: MEO - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES E MULTIMÉDIA, S.A.

A MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, resultado da originária Portugal Telecom (PT) e da extinção da subsidiária "TMN", é uma empresa portuguesa de telecomunicações que oferece serviços de Internet, televisão e telefone fixo e móvel.

Hoje em dia, a MEO é uma das maiores operadoras de telecomunicações em Portugal, subsidiária da empresa Altice Portugal, que oferece serviços de Fixo Telefónico (SFT) e de Rede Pública de Telecomunicações em Portugal.

A MEO é, ainda, considerada líder em inovação, trazendo novas tecnologias e serviços para o mercado português.

- 10.º lugar:  SU ELETRICIDADE, S.A.

Pertencente ao Grupo EDP - Energias de Portugal (2.º maior empresa de Portugal), a SUA Eletricidade é a empresa fornecedora de energia elétrica no mercado regulado, embora também atue no mercado livre, oferecendo soluções de energia personalizadas para clientes residenciais, comerciais e industriais.
A empresa tem como foco principal proporcionar um serviço de qualidade, promovendo a eficiência energética e soluções sustentáveis para seus clientes, incluindo a oferta de energia renovável (como a energia solar ou a energia eólica).

Com uma equipa altamente qualificada e investimentos constantes em tecnologia, a SU Eletricidade procura manter-se como uma referência no mercado de energia elétrica em Portugal, procurando alinhar a satisfação do cliente às suas preocupações ambientais.

Além destas lista, existem outras grandes empresas em Portugal, incluindo empresas multinacionais como Mota-Engil, NOS, Corticeira Amorim ou Delta.

Todas estas organizações desempenham uma função significativa na economia de Portugal e proporcionam diversas opções de emprego e progressão de carreira para colaboradores com qualificações específicas.

Faça agora uma análise da sua concorrência

Escolha até 6 empresas do mesmo ou diferentes setores de atividade para integrar o comparativo de forma a comparar, por exemplo, a sua empresa e os seus concorrentes.