O que é o Confirming e para que serve?

Blog / Financeiro / O que é o Confirming e para que serve?
11 de Maio de 2023
O que é o Confirming e para que serve?

Já utiliza um serviço de confirming ou não sabe o que o confirming é? Saiba o que é o confirming e como este serviço de gestão pode facilitar a gestão de pagamentos aos seus fornecedores, de modo a promover a eficiência da tesouraria da sua empresa e uma melhor gestão dos pagamentos.

Para quem tem um negócio, seja ele de pequena ou de grande dimensão, é fundamental manter uma boa relação com os seus fornecedores, de maneira a garantir a maior qualidade do produto ou serviço que a sua empresa oferece, bem como o preço praticado.

Para isso acontecer, para além de ser aconselhado adotar sempre uma atitude positiva e respeitosa para com os seus fornecedores, outro fator que poderá ter maior impacto na relação entre uma empresa e respetivos fornecedores é o cumprimento do pagamento dentro do prazo estipulado.

O pagamento a horas mantém os fornecedores satisfeitos, ao mesmo tempo que lhe permite ter uma maior capacidade de negociação de preços e ganhar maior prioridade face a outros clientes.

O confirming pode ter um grande impacto nesta relação entre empresas e fornecedores e é já bastante utilizado pelos negócios que pretendem assegurar uma boa relação com os seus fornecedores e, até, reduzir eventuais custos.

Descubra em que consiste o confirming e como pode ser aplicado na sua empresa!

O que é o confirming?

O confirming é um serviço de gestão de tesouraria, mais propriamente de pagamentos a fornecedores, prestado por instituições financeiras (como os típicos Bancos), de modo a facilitar e simplificar o processo de pagamento das empresas aos seus fornecedores.

Assim, este tipo de serviço proporciona que as marcas depositem confiança na boa gestão das organizações financeiras para simplificar os seus pagamentos, nomeadamente facilitando as tarefas de definição das modalidades de pagamento, dos montantes mínimos e máximos, assim como dos prazos dos contratos.

Mas como funciona o pagamento do confirming na prática?

Em termos práticos, o processo de confirming pode ser dividido em 4 momentos essenciais:

1 - A empresa contrata o serviço de confirming à entidade financeira, que emite as ordens de pagamento de bens ou serviços ao fornecedor;

2 - Esta entidade financeira que, por norma, é uma instituição bancária, envia um aviso de pagamento ao fornecedor, oferecendo também a possibilidade de antecipar as suas faturas;

3 - O fornecedor é notificado pelo Banco sobre o pagamento pendente e, como referido no momento anterior, tem a possibilidade de solicitar a antecipação dessa cobrança. Se a resposta for positiva, a entidade financeira liquida os valores que constam nas ordens de pagamento, de acordo com as instruções recebidas;

4 - A entidade financeira procede à liquidação das ordens de pagamento, tendo em conta os moldes acordados nos passos anteriores.

Quais as modalidades disponíveis?

Existem diferentes modalidades de confirming que as empresas podem optar por adotar, embora dependam diretamente da instituição financeira com quem tenha parceria.

De forma geral, são utilizadas duas formas de confirming:

  • Antecipação permanente: consiste na ordem permanente de antecipação de todas as faturas sobre as quais tenha dado instruções de pagamento;

  • Antecipação pontual: diz respeito à antecipação pontual de algumas faturas.

Quais os custos do confirming?

A utilização deste serviço tem custos associados, que podem ser suportados pela empresa ou pelo fornecedor, dependendo do que for acordado entre ambos.

Os principais custos dizem respeito à taxa de juro, considerando a possibilidade de antecipação das faturas e a comissão pelo serviço de gestão de tesouraria.

Porquê optar por um sistema de confirming na gestão de tesouraria?

A utilização de um sistema de pagamento desta natureza tem sido, cada vez mais, uma opção para as empresas e fornecedores, tendo em conta todas as vantagens associadas.

Veja quais são as principais vantagens do confirming, quer para as empresas como para os fornecedores.

Vantagens do confirming para empresas

  • Automatização dos pagamentos aos fornecedores;

  • Assegurar o pagamento das faturas no tempo e da forma correta;

  • Melhoria da imagem da empresa, na perspetiva dos fornecedores;

  • Redução dos custos e tempo administrativos por parte da área financeira da empresa;

  • Melhor capacidade de negociação de prazos de pagamento e condições de preço junto dos fornecedores.

Vantagens do confirming para fornecedores

  • Melhor organização e liquidez financeira;

  • Pagamento antecipado dos valores faturados;

  • Maior garantia de pagamento;

  • Redução de tempo e dos custos administrativos;

  • Acesso a uma forma de financiamento simples e fácil.

Apesar de todas estas vantagens assinaladas, tanto as empresas como os fornecedores devem ser cautelosos, uma vez também se torna mais propensa a perda do controlo dos pagamentos, que podem causar diferentes problemas na gestão da tesouraria.

De forma complementar a este serviço de gestão de pagamentos, que é responsável pela gestão dos pagamentos a fornecedores, existe outro conceito - Factoring - que, noutra perspetiva, gere os recebimentos dos clientes da empresa.

A partir dos serviços de factoring, as empresas beneficiam de liquidez a curto prazo, com impacto direto no seu fluxo de caixa, uma vez assegurado o recebimento das faturas emitidas aos clientes.

Por fim, deve analisar as vantagens e desvantagens de cada um destes serviços, de maneira a poder optar pela solução mais conveniente para sua empresa.

Qual é a evolução da empresa?

Através do relatório financeiro resumido poderá comparar vários anos da sua evolução

Categorias

Qual é a evolução da empresa?

Através do relatório financeiro resumido poderá comparar vários anos da sua evolução