Ativos Tangíveis e Intangíveis - O que são e quais as principais diferenças

Blog / Financeiro / Ativos Tangíveis e Intangíveis - O que são e quais as principais diferenças
6 de Março de 2023
Ativos Tangíveis e Intangíveis - O que são e quais as principais diferenças

Os Ativos Fixos Tangíveis e Intangíveis fazem parte do Balanço de qualquer tipo de empresa. No entanto, ainda são motivo de alguma confusão entre os empreendedores e público em geral. Entenda o que são ativos tangíveis e intangíveis e quais as suas principais diferenças!

As empresas são compostas por um conjunto de bens, de natureza física ou não física. Em termos contabilísticos, estes bens são denominados de “ativos” e estão detalhados no Balanço da empresa.

O Balanço é um documento contabilístico que expressa a situação financeira ou patrimonial da empresa, em determinada data, considerando três rúbricas diferentes: Ativo, Passivo e Capital Próprio. Assim, o Balanço rege-se pela seguinte equação:

Ativo = Capital Próprio + Passivo

Neste artigo, vamos focar-nos na rúbrica dos Ativos.

Em que consistem os Ativos tangíveis e intangíveis?

Um Ativo engloba um conjunto de bens e direitos, que representam benefícios financeiros para um indivíduo particular (ativo pessoal) ou para uma empresa (ativo comercial ou ativo de uma empresa).

Existem diferentes tipos de ativos, considerando a sua natureza e fluxo na empresa:

Ativos correntes ou ativos circulantes

Correspondem a ativos que fazem parte do fluxo de caixa ou que podem transferir-se para caixa dentro de 12 meses, através das vendas ou pagamentos por conta. Pode ser utilizado para pagar as operações diárias e outras despesas de curto prazo.

Exemplos de ativos correntes:

  • Inventários;

  • Clientes;

  • Estado e outras entidades públicas;

  • Caixa de depósitos bancários;

  • Diferimentos;

  • Capital não subscrito e não realizado;

  • Outros ativos correntes.

Ativos não correntes

Os ativos não correntes, imobilizados ou fixos correspondem, de forma simplificada, aos ativos cujo prazo de titularidade, consumo, recuperação ou conversibilidade em dinheiro seja superior a 12 meses (longo prazo). Os principais ativos não correntes correspondem aos Ativos Fixos Tangíveis e intangíveis, embora também englobem Investimentos financeiros, assim como créditos e outros ativos não correntes.

Ativos fixos tangíveis - o que são?

Os Ativos Fixos Tangíveis são ativos de natureza palpável, que auxiliam as empresas na produção de bens ou na prestação de serviços a longo prazo, isto é, que resultam em receitas futuras (mais de 12 meses). Também são ocnhecidos como ativos materiais. 

Acabam por ser bens que não se destinam à comercialização, mas sim à exploração por parte da empresa. Desta forma, ao contrário dos ativos correntes, não podem ser convertidos em dinheiro rapidamente ou usados ??para cobrir despesas diárias, uma vez que são destinados ao funcionamento do negócio.

A sua vida útil corresponde ao tempo que a empresa faz uso deles até ao momento em que deixa de os utilizar. Assim sendo, como são utilizados durante longos períodos de tempo, este tipo de ativos passam por depreciação, ou seja, perdas de valor com o passar do tempo.

A mensuração do período de depreciação dos ativos fixos tangíveis pode ser realizada de diferentes formas. Para o fazer, deve ser mensurado o período de depreciação e criada uma taxa de dedução mensal do valor contábil dos bens, personalizada a cada bem para que, no final da respetiva vida útil, o seu valor residual seja igual a zero.

Realçamos que o tempo de depreciação de cada ativo é diferente. Por exemplo, um veículo possui um tempo de depreciação diferente de um imóvel. Para além disso, é possível prolongar a vida útil de um ativo, através de ações de revalorização.

Exemplos de ativos fixos tangíveis:

  • Terrenos, edifícios, instalações técnicas e outros bens imóveis;

  • Mobília;

  • Equipamentos informáticos (computadores, impressoras e entre outros);

  • Veículos (carros, carrinhas, camiões e entre outros), utilizados para o transporte das pessoas e mercadorias;

  • Mercadorias e stock.

Ativo intangível ou imaterial

Em contraste com os ativos fixos tangíveis, os Ativos Intangíveis não são de natureza física ou palpável, embora agreguem valor à empresa, uma vez que a forma física não é essencial à existência de um ativo.

Por sua vez, tendo em conta esta sua natureza, pode ser desafiante classificar e avaliar os ativos fixos intangíveis. Para tal, foi criada uma Norma Contabilística e de Relato Financeiro (NCRF 6) baseada na Norma Internacional de Contabilidade IAS 38  - cujo objetivo passa por reconhecer o tratamento de ativos intangíveis, considerando um conjunto de critérios especificados.

Ativos fixos intangíveis - exemplos:

  • Patentes;

  • Copyrights

  • Marcas registadas;

  • Propriedade intelectual;

  • Licenças e autorizações

  • Integridade;

  • Tecnologia;

  • Recursos humanos;

  • Softwares;

  • Conhecimento;

  • Estratégias de mercado.

 

Ativos tangíveis e intangíveis: principais diferenças

Ativos fixos tangíveis

Ativos intangíveis

Natureza Física

Natureza Não física

Sujeito a depreciação mais lenta

Sujeito a amortização rápida

Fácil de gerir

Difícil de definir

 

Como vê, os bens tangíveis e intangíveis fazem parte do dia a dia das organizações. Ainda assim, atualmente, os Ativos Intangíveis estão a ter uma maior utilização face aos tangíveis, considerando o aumento do poder da tecnologia na sociedade e o nível de digitalização das empresas.

Como tal, estes dois tipos de ativos têm um grande impacto nos momentos de avaliação da saúde financeira da empresa e no seu potencial de rendimento. Por outro lado, não só é importante analisar o papel dos ativos, como também se torna essencial interpretar o Balanço patrimonial como um todo, que inclui analisar as restantes rubricas (Passivo e Capital Próprio), de modo a poder tomar decisões mais acertadas e personalizadas ao seu negócio.

As Demonstrações de Resultados são, também, essenciais para essa análise. Descubra o que são e as principais diferenças entre Balanço e Demonstrações de Resultados.

Sabia que pode consultar todas estas informações através do Racius?

O Racius permite-lhe aceder à situação financeira de mais de 1 milhão de empresas portuguesas, de diferentes atividades (CAEs), a partir dos diferentes relatórios exclusivos.

Através do Relatório Financeiro Detalhado, por exemplo, pode consultar a Demonstração de Resultados, Balanço, Fluxos de Caixa e muitas outras informações relacionadas com a situação financeira e contabilística dos seus clientes, fornecedores, parceiros ou concorrentes. Conheça todos os planos de subscrição.

Faturação, Custos e Resultados

O Racius permite obter informação atualizada sobre a saúde financeira de uma empresa

Categorias

Qual é a evolução da empresa?

Através do relatório financeiro resumido poderá comparar vários anos da sua evolução