ESG em Portugal: Promover Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

Blog / Fiscalidade / ESG em Portugal: Promover Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa
29 de Dezembro de 2023
ESG em Portugal: Promover Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

ESG em Portugal: Promover Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa

Nos últimos anos, o conceito de ESG (sigla para Environmental, Social, and Corporate Governance) tem vindo a ganhar destaque no mundo dos negócios.

Este modelo abrange três dimensões fundamentais: ambiental, social e de liderança corporativa. Em Portugal, as empresas estão cada vez mais atentas a esta abordagem holística, entendendo que ela não apenas contribui para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, mas também traz benefícios tangíveis para os próprios negócios.

Neste artigo vamos explorar o conceito de ESG e como poderá ser aplicado de forma benéfica ao meio empresarial.

As 3 Dimensões do ESG: Ambiental, Social e Corporativa

Dimensão Ambiental: Reduzindo o Impacto

A dimensão ambiental do ESG refere-se ao compromisso das empresas em avaliar e reduzir o seu impacto ambiental. Isso inclui a gestão responsável dos recursos naturais, a minimização da pegada de carbono e a adoção de práticas que promovam a preservação da biodiversidade.

  • Gestão de Recursos Naturais: Adoção de práticas que garantem a gestão sustentável de recursos como água, energia e materiais.

  • Pegada de Carbono: Compromisso em reduzir as emissões de carbono, adotando tecnologias mais limpas e eficientes.

  • Preservação da Biodiversidade: Implementação de estratégias para proteger e preservar a diversidade biológica.

Dimensão Social: Relacionamentos Sólidos

A dimensão social do ESG foca-se no relacionamento das empresas com os seus colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade em geral.

  • Bem-Estar dos Funcionários: Investimento em programas de bem-estar, desenvolvimento profissional e condições de trabalho adequadas.

  • Envolvimento com a Comunidade: Participação ativa em iniciativas comunitárias para fortalecer laços e construir uma reputação positiva.

  • Práticas Comerciais Éticas: Promoção de práticas comerciais justas e éticas em todas as operações.

Dimensão de Governança Corporativa: Transparência e Responsabilidade

No que diz respeito à governança corporativa, a dimensão "G" do ESG, a transparência e a responsabilidade são fundamentais.

  • Transparência Financeira: Divulgação transparente de informações financeiras para fortalecer a confiança dos investidores.

  • Independência do Conselho de Administração: Garantia de uma liderança independente para tomar decisões objetivas.

  • Representação Equitativa de Interesses: Inclusão de diversas perspectivas na tomada de decisões para representar de forma justa os interesses das partes envolvidas.

Quais os Benefícios da aplicação do ESG para as Empresas?

A importância do ESG para as empresas portuguesas vai além da mera conformidade com padrões éticos e ambientais. A integração destes princípios nos negócios pode resultar em benefícios tangíveis. São alguns deles:

  • Redução de Custos Operacionais: Práticas ambientais sustentáveis podem reduzir custos operacionais a longo prazo, promovendo eficiência no uso de recursos.

  • Melhoria da Reputação: O foco nas dimensões social e de governança pode melhorar a reputação da empresa, aumentando sua atratividade para consumidores conscientes e investidores responsáveis.

  • Atração de Investimentos Sustentáveis: Empresas com sólidos princípios ESG têm maior probabilidade de atrair investimentos sustentáveis, fornecendo capital para o crescimento e fortalecendo a responsabilidade social.

Conclusão: Rumo a um Futuro Sustentável e Ético

O ESG não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma abordagem integral que molda a forma como as empresas operam e interagem com seu entorno.

Em Portugal, e de acordo com um estudo realizado pelo ManpowerGroup, 91% das empresas Portuguesas diz não ter talento necessário para levar a cabo uma estratégia de ESG. No entanto, à medida que a consciencialização sobre a importância do ESG cresce, espera-se que mais empresas em Portugal incorporem esses princípios em sua estratégia de negócios, contribuindo para um futuro mais sustentável e ético.

Faturação, Custos e Resultados

O Racius permite obter informação atualizada sobre a saúde financeira de uma empresa

Categorias

Qual é a evolução da empresa?

Através do relatório financeiro resumido poderá comparar vários anos da sua evolução