Como Vender uma Empresa

Blog / Financeiro / Como Vender uma Empresa
28 de Outubro de 2022
Como Vender uma Empresa

Vender uma empresa é uma ação bastante comum nos dias de hoje, embora os motivos de venda possam ser bastante diversificados. Saiba como vender uma empresa em funcionamento, anunciar a empresa para venda e muito mais!

 

Assim como é comum a venda de produtos ou serviços, também já são levadas com grande normalidade as transações relacionadas com a compra e venda de empresas, por parte dos empreendedores.

Vender uma Empresa - Principais Motivos

Os motivos para essa venda podem ter diferentes origens, sendo que estas são algumas das mais comuns:

  • Declínio financeiro;

  • Abertura de falência;

  • Problemas de gestão e organização financeira;

  • Oportunidade de crescimento da empresa;

  • Junção com outro negócio complementar, por meio de M & A (Fusões e Aquisições);

  • Necessidade de financiamento (problemas com dívidas);

  • Más relações laborais;

  • Falta de sucessores para a gerência da empresa;

  • Crise económica e financeira;

  • Rever o investimento e, até, gerar lucro com a venda;

  • Entre outras.

Seja qual for o motivo para a venda da empresa, a decisão deve ser bastante ponderada e baseada em diferentes métricas e fatores.

Anote algumas das seguintes dicas na hora de tomar a decisão de vender a sua empresa:

  • Procure ser ponderado no processo de venda

Já ouviu a expressão de que a “pressa é a principal inimiga da perfeição”? Está comprovado que a urgência, na maioria das vezes, é relativa. Como tal, não pode deixar que o stress atrapalhe e ultrapasse o racional das suas decisões.

A melhor altura para vender uma empresa é no momento em que o negócio ainda se encontra saudável, uma vez que permite que tenha maior rentabilidade nessa transação e que não seja uma decisão forçada e urgente - em que o valor pelo qual a venderá, não corresponderá ao expectável.

No entanto, se já estiver numa situação de maior sensibilidade financeira, procure aconselhar-se e recorrer a especialistas para o ajudarem a tomar a melhor decisão.

Por outro lado, pode utilizar o Racius para aceder a um conjunto variado de indicadores relevantes, relatórios, estatísticas de mais de 1 milhão de empresas portuguesas, que lhe permitirão comparar e avaliar, de forma mais objetiva, a validade da sua decisão.

Consulte todos os Relatórios Financeiros Detalhados, a partir de 14€ + IVA, e tome a sua decisão, tendo por base dados e factos fidedignos e atualizados;

Defina, de forma objetiva, o valor da empresa

“Quanto vale a minha empresa?” - esta é uma das questões mais colocadas pelos empreendedores, durante e após o processo de decisão de venda da empresa.

Existem diferentes métodos para o cálculo do valor de venda de uma empresa, sendo que os mais comuns são baseados em fatores como:

  • Valor investido;

  • Lucro;

  • Projeções financeiras a curto, médio e longo prazo, que avaliam o potencial de crescimento da empresa - aprenda como calcular o Prazo de Recuperação Capital;

  • Posicionamento no mercado;

  • Situação económica do mercado;

  • Tendências económicas;

  • Entre outros.

Deste modo, de maneira a conseguir avaliar de forma mais assertiva e objetiva o valor da empresa, a melhor estratégia passa recorrer à combinação dos diferentes métodos, no sentido de ficar com uma avaliação transversal de toda a empresa. Saiba como calcular a saúde financeira de uma empresa.

No entanto, é importante dar nota que o valor da empresa acaba por ser o valor que o mercado está disposto a pagar, isto é, também depende de fatores externos à empresa e mesmo objetivos e expectativas do comprador.

Mais uma vez, o Racius pode ser uma ajuda fundamental na avaliação do estado económico do mercado e da concorrência, que serão bastante úteis no seu processo de análise;

  • Decida de que forma pretende vender a empresa

Como já deve ter percebido, vender uma empresa pode ser um processo bastante complexo, que necessita da avaliação de um conjunto de situações para a tomada de diferentes decisões.

Após calcular qual o valor da empresa, pode optar por diferentes opções, entre as quais:

  • Vender apenas uma parte da empresa;

  • Vender alguns ativos da empresa (como escritório, veículos, materiais de produção e entre outros);

De modo a ajudá-lo nessa decisão e garantir que tudo ocorre de forma legal, procure recorrer a profissionais da área, nomeadamente advogados, contabilistas ou mesmo empresas especializadas em venda de empresas, nomeadamente:

  • Bolsa Portugal Negócios (BPN):  uma das plataformas mais antigas para comprar e vender empresas em Portugal. Possui diferentes serviços úteis na hora de planeamento de venda de uma empresa, especialmente a partir de processos de fusão e aquisição (M&A), negociação entre compradores e vendedores, de diferentes setores de atividade e muito mais;

  • Trespasse: considerada uma das melhores plataformas para comprar e vender empresas. É líder em Portugal, a partir de um website de simples utilização, em que é publicado um número significativo de oportunidades de negócio diariamente. Para facilitar a decisão, os negócios estão divididos por tipo de atividade e é possível, ainda, filtrar pela região do país.

  • Tenha em consideração a situação dos colaboradores

O processo de venda da empresa tem interferência direta e indireta em diferentes fatores, não só relacionados com a parte económica da empresa, como em todos os recursos corporativos, isto é, as Pessoas.

O bem-estar dos colaboradores deve representar uma das maiores preocupações da empresa, na hora da venda, uma vez que pode afetar, de forma bastante significativa e, tendencialmente negativa, a sua situação pessoal, ao perderem o emprego.

Como tal, deve assegurar uma comunicação transparente e ponderada com os colaboradores, de forma a explicar-lhes toda a situação, os motivos pelos quais o levaram a tomar a decisão e de que forma a empresa os vai proteger e garantir tudo aquilo a que têm direito, de forma legal.

Mais uma vez, procure a ajuda de advogados ou outro tipo de profissionais especializados para o apoiarem em todo o processo;

  • Comunique com os seus parceiros e clientes

Já lhe aconteceu saber que uma das suas empresas ou parceiros foi vendido ou decidiu fechar a empresa, sem qualquer tipo de aviso?

Esta é uma situação mais comum do que se pode imaginar, uma vez que muitas das empresas neste tipo de processos acabam por se esquecer de comunicar com todos os stakeholders envolvidos com a empresa, nomeadamente parceiros, fornecedores e mesmo com os clientes.

Esta dica serve para o alertar para não se esquecer de o fazer, uma vez que simboliza o respeito que teve durante os anos de vigência da empresa por cada uma das partes.

Por outro lado, também não sabe qual será o seu futuro e se poderá querer ou ter de voltar a trabalhar com cada um deles. Convém que a sua imagem esteja salvaguardada de qualquer uma destas situações.

Por fim,  importa salientar que vender uma empresa não é a única solução e opção para os seus objetivos. Por exemplo, pode optar por escalar o seu negócio e dar-lhe outro destaque no mercado, já pensou nisso?

Uma empresa tem dívida fiscal?

Através do relatório corporativo, poderá consultar o estado da empresa e seu histórico

Categorias

Faça agora uma análise da sua concorrência

Escolha até 6 empresas do mesmo ou diferentes setores de atividade para integrar o comparativo de forma a comparar, por exemplo, a sua empresa e os seus concorrentes.